Considerado por alguns como uma versão mais atualizada de O Poderoso Chefão, O Gângster (American Gangster), dirigido por Ridley Scott (Blade Runner), recria a história real da trajetória de Frank Lucas, o mais famoso e impedioso negro da máfia do bairro do Harlem, em Nova York. Vivido pelo especialista em filmes de ação, o oscarizado Denzel Washington (Dia de Treinamento), Lucas era o motorista, segurança e cobrador do bondoso mafioso Bumpy Johnson. Quando este morre, ele decide empregar novos métodos para traficar heroína, a droga do momento no final dos anos 60. Para isso, decide comprar direto do Sudeste Asiático, pela via de militares que estão combatendo no Vietnã.
Inspirado nas grandes redes de lojas, o traficante consegue um produto com maior pureza e mais barato, o Blue Magic e constrói um império, intimidando aqueles que o intimidavam, fazendo com que a máfia italiana trabalhasse para ele, como é o caso de Dominic Cattano (Armand Assante, de Os Reis do Mambo). Como para cada veneno há um antídoto, o policial honesto Richie Roberts (Russel Crowe) de New Jersey cria um esquadrão especial anti-drogas atrás dos principais traficantes e acaba chegando em Frank Lucas e também na corrupção da polícia de Nova York, que acaba se apropriando da droga ou recebendo propina dos traficantes. Roberts acabou virando advogado de Lucas e os dois foram consultores da produção.
A direção de Ridley Scott acaba garantindo uma construção sólida, auxiliada pelo roteiro de Steve Zaillian (A Lista de Schindler), fazendo com que a narrativa detalhe os perfis de Lucas e Roberts até que eles se encontrem. No elenco estão ainda Cuba Gooding Jr., Josh Brolin, Ted Levine e Ruby Dee, indicada ao Oscar de melhor atriz coadjuvante.
Um comentário:
Cara, posso estar em momento de lapso, mas não lembro de nenhum filme com o Denzel Washington que não seja bom. Deja Vú, talvez. Mas mesmo assim... o cara escolhe bem os papéis.
www.guilhermepovoas.blig.ig.com.br
Postar um comentário