sexta-feira, março 15, 2013

Marisa Monte é ilusão, mas é de verdade

Marisa Monte cantou 22 músicas num show de luz e projeções

Crédito da foto: Mauro Schaefer


Com show de sucessos, luz, projeções e cenários, cantora abriu turnê no RS, nesta quinta, 14, no Teatro do Sesi


Após 1h40min de show no Teatro do Sesi, com quase todos os sucessos e músicas novas do disco "O Que Você Quer Saber de Verdade" (o oitavo), totalizando 22 canções, declarações de amor por Cássia Eller, Arnaldo Antunes, Titãs e Porto Alegre, projeções em alta resolução de 17 obras de artistas plásticos, um espetáculo de design de luz e cenários, o que dizer da apresentação de Marisa Monte que abriu no Estado a sétima turnê da carreira da cantora "Verdade uma Ilusão"? Que Marisa Monte é uma ilusão, mas é de verdade, emociona e nos faz feliz, como na música que encerrou o show no bis "Seja Feliz", na qual diz para o público "curta a vida", "seja gentil", "seja legal". A cantora se apresenta novamente nesta sexta, às 21h, no Sesi e no domingo, 17, às 19h, será a vez do Teatro Feevale, em Novo Hamburgo, receber o show da turnê de Marisa.



O show teve início às 21h10min, com a execução de Blanco, seguida da faixa-título do mais recente CD "O Que Você Quer Saber de Verdade". As projeções tomaram conta do palco e de parte da plateia e uma fina tela transparente separava Marisa do público. Seguiram Descalço no Parque, Arrepio e Ilusión. A tela subiu, Marisa agradeceu o carinho de sempre do público gaúcho e executou quatro sucessos em sequência: Depois, Amar Alguém, Diariamente e Infinito Particular, com destaque aos arranjos para quarteto de cordas, executadas por Pedro Mibielli, 1º  violino; Glauco Fernandes, violino; Bernardo Fantini,  viola; e Marcus Ribeiro, cello). Mas foi com ECT, a música que ganhou vigor e característica de hino por Cássia Eller, mas de autoria de Marisa, Nando Reis e Carlinhos Brown ("Mas esse cara tem a língua solta / A minha carta, ele musicou / Tava em casa, vitamina pronta /  Ouvi no rádio a minha carta de amor"). A confissão foi: "Eu amava a Cássia Eller. Ela era uma referência como cantora. Ela também era uma daquelas contradições entre a potência de uma voz e atitude no palco e a doçura como pessoa".

O show seguiu seu curso com sucessos como De Mais Ninguém e Beija Eu e ainda Sono Come Tu Mi Vuoi, música de Mina Mazzini, uma cantora de grande sucesso na Itália, que vive desde o final dos anos 70 longe dos holofotes no Norte da Itália, mas que gravou uma música de Marisa em parceria com Arnaldo Antunes, "Ainda Bem", sucesso de novela e tudo o mais, que a cantora executou logo depois de contar a história do seu desejo de gravar a música com Mina, mas a italiana adorou a música e a gravou sozinha, frustando o dueto fonográfico imaginado por Marisa Monte. A cantora apresentou a espinha dorsal da banda, os inseparáveis parceiros Dadi (violão de aço, guitarra, ukulele, violão de nylon, guitarra pignose) e Carlos Trilha (piano, teclados e programação),  além do trio que faz parte da Nação Zumbi: Pupillo (bateria, caxixi, contra-tempo, bumbo, vassourinha, zabumba, pandeirola, pad), Lúcio Maia (guitarras, violão, guitarra slide, sitar) e Dengue (baixo), além do multi-instrumentista Dadi. Ao todo, nove músicos compõem a banda na turnê.

Seguiram outras clássicas como "Velha Infância" e "Gentileza", além de "Eu Sei (Na Mira)" e "Não Vá Embora", com a cantora falando da sua paixão pelos Titãs e por Arnaldo Antunes, outro eterno parceiro de composições. A cantora saiu do palco pela primeira vez, mas voltou acompanhada pelo seu ukulele para o bis. Aí chamou o público e pediu para que deixassem ela dizer uma coisinha: "Deixa eu dizer que te amo / deixa eu gostar de você / isso me acalma / me acolhe a alma / isso me ajuda a viver". E com "Amor I Love You", com o público já ficando junto ao gargarejo, cantando a plenos pulmões, com direito a uma fã fazendo a vez de Arnaldo Antunes a recitar um trecho de "Primo Basílio", de Eça de Queirós. O final foi com "Seja Feliz", com Marisa solta dançando e cantando e agradecendo a enorme equipe de produção que trabalha com ela e principalmente ao público gaúcho. "Tão longa a estrada / Tão longa a sina / Tão curta a vida / Curta a vida". E lá se foram mais de 1,5 mil pessoas curtir a vida após a verdade e a ilusão de Marisa Monte.



Nenhum comentário: