quinta-feira, julho 21, 2016

Até que a distância as separe



Um drama sempre ganha força quando o conflito estabelecido é sólido, alguém morre, uma pessoa perde tudo, ou faz a jornada do herói de Joseph Campbell (depois estruturada para o cinema por Christopher Vogler), uma separação, um desaparecimento. São tantos os gatilhos do drama que um escritor ou um cineasta partem normalmente de suas próprias premissas vividas ou de proximidade para criar suas obras ficcionais. A Nobel de Literatura de 2013, Alice Munro situou três contos de seu livro "Fugitiva", da Biblioteca Azul/Globo Livros (Ocasião, Daqui a Pouco e Silêncio) na toada da tragédia da separação, do desaparecimento e da incomunicabilidade. A sua Juliet  é uma mestre em letras clássica, professora de literatura clássica, que quando vai substituir uma professora durante seis meses em uma escola na cidade canadense de Torrance acaba conhecendo no trem a sua grande paixão. Diferente da Julieta clássica, mas também jovem, o seu amor não está numa festa, numa disputa familiar, nas juras de amor na sacada, no veneno bebido. A história é de reencontro com Eric, seis meses depois já grávida. Ela vai viver com ele em Whale Bay e nasce Penelope.


Uma adaptação para o cinema sempre contém os cortes necessários para que possa ser contada em menos de duas horas. O cineasta espanhol Pedro Almodóvar - conhecido por seu estilo exagerado de dramaticidade, de estética, cores quentes, de non sense, de músicas arrebatadoras, mas sempre com histórias do fundo da alma (com exceção do recente Amantes Passageiros e um ou outro filme do início da carreira) - conseguiu trazer às telas uma história contundente, com um drama que envolve, da mãe que se vê separada da filha por uma culpa e uma carga dramática não conversadas durante a adolescência da menina, no filme chamada de Antía (Penelope é o nome original do livro). 


A construção fílmica de Almodóvar é intensa, desde o tecido vermelho que encarna o início do filme nos créditos iniciais até alguns quadros muito interessantes do deslocamento do trem onde Julieta Arcos (Adriana Ugarte) conhece o pescador Xoan (Eric no livro), do olhar de Julieta para o mar (o Póntos do grego que ela ensina em aula, o mesmo do Ulisses de Homero) e também da transição da Julieta mais jovem para a mais velha, vivida por Emma Suárez, feita apenas com o secar de cabelos numa toalha vermelha (é o cartaz principal da película). No filme, a ação começa com Julieta tendo o gatilho do passado disparado ao encontrar uma grande amiga de Antía, Beatriz  (Michelle Jenner). Mãe e filha já não se veem há 12 anos.  Julieta iria viajar com Lorenzo, escritor, para Portugal e esquecer Madri e a saudade da filha que desapareceu por conta própria. Ela cai em desgraça, como um vício, estava há anos sem pensar na filha e de repente o mundo caiu. A história começa quando Julieta começa a escrever um diário sobre o que aconteceu (isto não está no livro, mas foi uma boa solução narrativa do cineasta espanhol).



Narrando a história, Julieta traz à tona como conheceu Xoan Feijóo (Daniel Grao) no trem que a levava para a escola na qual iria substituir uma professora em licença. Lá a culpa já começa a acompanhar a nossa heroína, pois um homem com o qual ela se recusa a conversar acaba se suicidando nos trilhos do trem (se Woody Allen tem bebido em Dostoievsky porque Almodóvar não pode dar goles de Tolstói). Xoan cuidava da esposa que estava em coma há oito anos e eles acabam tendo uma noite de amor com o trem rodando. 


Seis meses depois, Julieta recebe uma carta de Xoan e vai ao encontro dele bem no dia em que Ana morre. É recebida por Marian (a sempre histriônica e excelente Rossy de Palma, uma das tantas atrizes-âncora de Almodóvar). Assim, acabam formando uma família, mas uma tragédia relacionada a morte de Xoan reacende a culpa em Julieta e também em Antía. As histórias mal-contadas, os segredos, os silêncios, acabam atingindo em cheio a relação das duas e Antía (Blanca Parés) desaparece, quando vai para um centro de espiritualidade e deixa bem claro para a mãe que não quer mais vê-la. Outras tramas paralelas também dão consistência à narrativa, como a presença de Ava (Inma Cuesta), amante de Xoan e responsável por uma das iconografias da trama, uma escultura que emula o homem amado pelas duas, e também dos pais de Julieta, Samuel e Sara, que no livro tem um contraste maior da mãe que retorna para sua cidade pequena com uma filha nos anos 1960 vivendo com um homem, isto é, sem ter casado.  



A angústia de uma mãe privada de ver sua filha, que tenta refazer caminhos para saber o que aconteceu, o que as fez distanciar, os cenários belíssimos construídos por Almodóvar, a trilha exuberantemente envolvente criada por Alberto Iglesias, além da música-tema do filme de Chavela Vargas, "Si No Te Vas", daquelas de se atirar no chão de tão dramática, compõem o cenário de um dos filmes mais maduros e com narrativa bem estruturada de Almodóvar nos últimos dez anos, desde Volver, de 2006, que também trata da relação de mãe e filha (pois Amantes Passageiros, A Pele que Habito e Abraços Partidos foram inferiores em qualidade narrativa e cinematográfica). Um filme para ver e rever, pois um grande cineasta sempre nos causa a maior das expectativas. Talvez alguns se frustrem, pois esperam demais. Coloco Almodóvar no rol de Woody Allen como aquele cineasta de quem sempre se espera muito e que muita vezes comete o autoplágio, mas que sempre nos oferece cinematografia autoral de qualidade acima da média, nunca se dobrando aos pastiches hollywoodianos ou assemelhados. 


Crédito das fotos: El Deseo / Universal Pictures

Nenhum comentário: