segunda-feira, julho 03, 2006

O Rousseau de Passo Fundo!

Um MP3 povoou os meus ouvidos nos últimos dois dias. Com ele e músicas tão diversas, de Beatles a Prokofiev, imaginei acordado várias coisas loucas como homoféricos, pequenos fios estendidos por sobre as árvores na Rua da Praia para que as pessoas pudessem se deslocar sem contato com o chão. Depois voltei à Terra.

Viagens à parte, a semana começou com lamentos de jogadores brasileiros voltando da Copa, com políticos mostrando as unhas afiadas uns para os outros. Alckmin x Lula. Não precisamos de R$ 105 milhões sendo gastos para eleger um presidente. Definitivamente não. Esta é a verba destinada para as campanhas dos dois principais candidatos a presidente.

Que saudade da natureza, tal qual descrita por Rousseau, sem exageros, sem supérfluos: "O luxo é um remédio muito pior do que o mal que pretende sanar, ou melhor, ele mesmo, em qualquer Estado, grande ou pequeno, é o pior de todos os males que possam advir e, para sustentar uma multidão de criados e miseráveis engendrados por ele, oprime e arruína o operário e o cidadão".

Precisa dizer mais. E dá-lhe Felipão. O Rousseau de Passo Fundo.

Nenhum comentário: