quinta-feira, julho 26, 2007

O isso e o ressentimento




O Festival de Inverno de Porto Alegre segue quente, principalmente no que tange às discussões sobre Nietzsche, imputadas à assistência do curso no Teatro de Câmara pelo professor doutor Oswaldo Giacoia Júnior. Pois bem, na terceira e quarta aulas realizadas na quarta e quinta-feira pela manhã, os temas básicos foram o isso (na descontrução do ego cogito cartesiano) e a moral do ressentimento a partir das três primeiras dissertações de A Genealogia da Moral.

Quanto ao isso (ou o id freudiano), as informações que circulam na palestra são de que não necessariamente deve haver um eu pensante, mas sim um isso pensante, é o pensamento (segundo o aforismo 17 de Para Além do Bem e do Mal) que vem quando ele quer e não quando eu quero. Segundo Giacoia, o eu não pensa, o eu é pensado. Não é o eu que pensa, mas é o isso que pensa.

Na aula desta quinta-feira, a investigação sobre a gênese da moral leva todos até a derrubada do conceito da moral vigente até o século 19. Esta moral seguia com Kant e Schopenhauer o modelo socrático-platônico-cristão, que é a moral do rebanho, da massa, produto da culpa e do ressentimento. O ressentimento é considerado por Nietzsche como um entorpecente para os fracos: “alguém tem de ser o culpado por eu estar sofrendo.” Conforme Giacoia, baseado na Genealogia da Moral, o ato criador da moral da vingança é o não, a negação, construir-se a si próprio pela negação do outro. Este ressentido é comparado por Nietzsche ao tipos subterrâneos das Memórias do Subsolo, de Fiódor Dostoievsky.

Para Nietzsche, o não-ressentido tem o transbordamento da força, o outro não é mau, mas infeliz, privado de potência. Na dissertação I, parágrafo 10, Nietzsche dá o exemplo de Mirabeau, que não guardava lembranças de insultos e vilezas e não podia perdoar, simplesmente porque esquecia. Giacoia reitera que o homem forte é capaz de elaborar, de processar as suas vivências negativas, de não se ressentir, enquanto o homem fraco faz exatamente o contrário, se envenena e se intoxica com este sentimento repetido, guardado, este ressentimento.

Nenhum comentário: