terça-feira, março 19, 2013

O novo endereço de Djavan é a 'Rua dos Amores'


(Esta entrevista foi publicada originalmente na edição online do Correio do Povo e será publicada quarta-feira no caderno Arte & Agenda)

                                             Crédito: Tomas Rangel / Divulgação

O cantor e compositor Djavan, 64 anos, estava há cinco anos sem compor, desde o disco “Matizes” (2007), quando resolveu conceber ‘Rua dos Amores’, lançado em 2012. Sempre em busca de algo diferente, Djavan havia proporcionado em 2010 o registro “Ária”, no qual grava somente canções de outros compositores. Com aquele disco, foi premiado com o Grammy Latino.

Das 13 músicas de Rua dos Amores, pelo menos sete estarão no repertório do show de Djavan, marcado para esta quarta-feira, dia 20, às 21h, no Auditório Araújo Vianna (Oswaldo Aranha, 685). Ele vai cantar o amor, mas sempre em  “busca de algo diferente” na sonoridade e arranjos. No repertório, além das novas “Rua dos Amores”, “Vive” (gravada e cantada em show na Capital há duas semanas por Maria Bethânia), “Pecado”, “Bangalô”, “Anjo de Vitrô“, “Já não somos dois” e “Ares Sutis”, o músico mostra clássicas “Flor de lis”, “Meu bem querer”,  "Seduzir", "Nem um Dia",  “Samurai” e “Sina”.

Djavan assina a direção do show, que conta com cenário e direção de arte de Suzane Queiroz, light design de Binho Schaefer e figurino de Roberta Stamatto. Ele estará acompanhado por banda, retomando parcerias como com os músicos  Paulo Calasans (teclados) e Torcuato Mariano (guitarras e violões), além de Carlos Bala (bateria), Glauton Campello (teclados e vocal), Jessé Sadoc (flugelhorn e trompete), Marcelo Mariano (baixo e vocal), Marcelo Martins (flauta, saxofone e vocal)

Pergunta – É impossível não começar a entrevista sem perguntar sobre o disco “Rua dos Amores”, que traz a marca de Djavan, mas uma sonoridade ousada e diferente dos registros anteriores?
Djavan – Este disco veio depois de ‘Ária’ (2010), que eu gravei com músicas de outros compositores, o meu lado crooner. ‘Ária’ ganhou o Grammy Latino e teve grande repercussão, mas desde o “Matizes” (2007) eu não tinha parado mais para compor. Achei que estava com dificuldade para compor. A Maria Bethânia me pediu uma música e compus “Vive” e as músicas foram saindo normalmente. O amor é o elo de ligação do disco e do show, com as sensações, as emoções, a segurança, o medo relacionado a este sentimento.

Pergunta – Conte-nos um pouco sobre o show e o repertório. Quais são as músicas novas e as clássicas contidas nele?
Djavan – Primeiro quero dizer que será um prazer me apresentar no Auditório Araújo Vianna novo por toda a história que ele carrega consigo. Do disco novo são sete músicas (Rua dos Amores, Pecado, Já Não Somos Dois, Ares Sutis, Anjo de Vitrô, Bangalô e Vive). Quanto às músicas de toda a carreira, serão muitas como “Sina”, “Seduzir”, “Oceano”, “Samurai” e “Nenhum Dia”.

Pergunta – Tanto no disco quanto no show, você retomou parcerias com alguns músicos. Fale-nos sobre esta retomada.
Djavan – É uma retomada mesmo. São os músicos com os quais toquei há muito tempo. Com o Paulo Calasans (teclados) e o Carlos Bala (bateria) fazia mais de uma década. Mas a maioria dos músicos são daqueles que dão alegria de estar junto no mesmo palco, como o Torquato Mariano, o Marcelo Mariano, tenho o Jessé Sadoc no trompete, o Glauton Campello, o Marcelo Martins. O nosso show, sem falsa modéstia, é empolgante por isso. Os comentário e críticas que tenho recebido ratificam isto que estou dizendo.

Pergunta – Estes 40 anos de carreira cada vez mais atestam a maturidade do Djavan em todas as possíveis funções dentro da música. Como você vê a ação do tempo na sua música?
Djavan – Lógico que o tempo faz com que a gente vá lapidando. Em tudo o que a gente faz, inclusive na música que é o meu ofício, a busca pela excelência é sempre constante. Na música, eu tento transitar por todos os gêneros e também por todas as funções, eu componho, canto, toco, faço os arranjos e a produção. Trabalho de maneira íntegra, gosto de abraçar estas tarefas todas. A produção é importante para sedimentar a tua ideia, de maneira própria. O disco foi muito feliz e o show ratifica a felicidade do disco.

Pergunta – E sobre o público gaúcho?
Djavan – O Rio Grande do Sul é um estado que tem uma relação com a música, que é intensa e bem detalhada. É bom você cantar para quem gosta de ouvir e tem um ouvido bastante seletivo. O público gaúcho sempre cresce nos shows. Até na internet, o retorno que temos do público do Sul é de pessoas que sabem o que estão ouvindo.

Pergunta – O que você ainda persegue na vida ou na música?
Djavan – O meu foco é sempre querer fazer algo diferente, algo que soe original. O que me mantém é sempre a ilusão de que estou fazendo algo diferente, algo novo. Nem precisa ser verdade, mas eu tenho que acreditar que está sendo. 

Nenhum comentário: