quinta-feira, março 07, 2013

Carta de Amor no Oásis de Bethânia




Depois de dois adiamentos, um deles pela grande dor da perda da mãe Dona Canô, Maria Bethânia mostrou para os gaúchos como se escreve uma “Carta de Amor”, o título do seu show a partir do disco “Oásis de Bethânia” lançado no início de 2012. Foram 33 músicas durante 1h35min, com direito a bis de improviso. Para delírio da plateia que quase lotou o Teatro do Sesi, Bethânia adentrou o palco às 21h05min desta quarta-feira, aos acordes de Canções e Momentos, com os seus pés descalços, sua saia rodada e sua voz e pose quase míticas.  Sob a batuta do maestro e pianista Wagner Tiso e diante de um cenário econômico e belo de Bia Lessa, diretora do show, com as luzes que sobem de Tomás Ribas, Bethânia entoou ainda Sangrando e Salmo, esta do mais recente disco.

Aos 66 anos, a cantora está cada vez mais enfeitiçante e seguiu desfilando sucessos, não sem antes pedir desculpas pelos dois adiamentos do show. “É a vida”, disse. Do mano Caetano Veloso, cantou “Não Enche” e depois emendou com “Fogueira” e “Casablanca”, a canção de Roque Ferreira, do disco Oásis de Bethânia, com o piano do mineiro Wagner Tiso e o refrão: Era sonhar / Em preto e branco no cinema / será que Casablanca ainda vai passar? / Acho que vou chorar, numa alusão ao clássico filme de Ingmar Bergman.

Com Calúnia, Negue, Olhos nos Olhos e Fera Ferida, novamente do mano Caetano, Bethania contagiou o público que avistou o Oásis de Bethânia com Barulho, romântica com o piano de Tiso pontuando as frases: “tudo relevo e tolero / mas já falei que eu não quero / que me levante a voz, música sobre as desavenças de um casal. Um dos momentos mais emocionantes do show foi quando Bethânia cantou a música do português Pedro Abrunhosa: Quem me Leva os meus Fantasmas, com uma luz suave azul e os dizeres: “Quem me leva os meus fantasmas? / Quem me salva desta espada?
Quem me diz onde é a estrada?”

Bethânia saiu pela primeira vez do palco e do piso que lembra um terreiro ou um local de oração ou de celebração à vida, com tiras entrelaçadas artesanalmente, e deixou a banda com um set instrumental das músicas Cais e Maria, Maria, de Milton Nascimento, com o também mineiro Wagner Tiso (piano),  Gabriel Improta (violão e guitarra), Paulo Dafilin (violão e viola), Jorge Helder (baixo), Pantico Rocha (bateria), Marcelo Costa (percussão) e Marcio Mallard (cello). Bethânia voltou ao palco e executou de Em Estado de Poesia, de Chico César a A Nossa Casa, de Arnaldo Antunes, em ritmo de xote.



Com Reconvexo, O Velho Francisco, de Chico Buarque, e Carta de Amor, a cantora mostrou toda a sua força estranha. A música que dá título ao show tem duração de quase oito minutos, um naipe percussivo que contagia, com as luzes baixando ao nível de um terreiro, com a poesia de Bethânia, entremeando a composição de Paulo César Pinheiro e a estrofe predominante: “Não mexe comigo, que eu não ando só”. Com um medley de “Salmo” e “Canções e Momentos”, Bethânia fechou o show, mas o público hipnotizado pediu bis e a baiana trouxe Fernando Pessoa para o palco com Mensagem e a poética sentença repetida pelo poeta que “todas as cartas de amor são ridículas”, pois “afinal, só as criaturas que nunca escreveram cartas de amor é que são ridículas”. Com as cortinas fechadas, o público pediu e ela voltou para fazer um bis de improviso. Cantou “Explode Coração” com a conivência vocal da plateia, todos a capella, fechando com a clássica de Gonzaguinha, “O Que é, O Que é?. “Viver e não ter a vergonha de ser feliz, cantar e cantar e cantar a beleza de ser um eterno aprendiz”. Nesta noite, fomos todos aprendizes de uma baiana que enfeitiça, hipnotiza, com a sua voz e a sua poesia, quando mergulhamos no Oásis de Bethânia.

Foto: Mauro Schaefer / Correio do Povo


SET LIST
1 - Canções e Momentos
2 - Sangrando
3 - Salmo
4 - A dona do raio e do vento
5 - Não enche
6 - Fogueira
7 - Casablanca
8 - Na primeira manhã
9 - Calúnia
10 - Negue
11 – Barulho
12 – Olhos nos Olhos
13 - Fera ferida
14 - Quem me leva os meus fantasmas
15 - Cais / Maria, Maria (instrumental)
16 - Festa
17 - Dora
18 - A Lua Branca
19 - Em estado de poesia
20 - Guacira
21 - A nossa casa
22 - Marambaia
23 - A casa é sua
24 - Reconvexo
25 - Viola, meu bem
26 - Minha casa
27 - O Velho Francisco
28 - Carta de amor
29 - Escândalo
30 - Salmo / Canções e momentos

PRIMEIRO BIS:
31 - Mensagem
SEGUNDO BIS
32 – Explode Coração
33 -  O Que é, O Que é?

Nenhum comentário: