quinta-feira, junho 06, 2013

Um Gatsby nem tão grandioso assim




A quarta versão para o cinema de “O Grande Gatsby”, romance de Francis Scott Fitzgerald feita por Baz Luhrman (“Moulin Rouge, um Amor em Vermelho”) faz jus às críticas recebidas na sua estreia norte-americana e também do Festival de Cannes. O filme acerta na estética e peca no drama. É uma aula de estética cinematográfica, auxiliada por planos abertos e aéreos em 3D e nas reproduções das festas luxuosas do excêntrico milionário Jay Gatsby (o cada vez mais camaleônico e orgânico Leonardo Di Caprio), mas não tem a profundidade e a densidade dramatúrgica que o romance necessitava.

A trama acompanha o aspirante a escritor Nick Carraway (Tobey Maguire) e seu deslumbre com a sociedade nova-iorquina, quando deixa o Centro-Oeste americano e chega a Nova Iorque em 1922. Na busca do sonho americano, com menos moral e mais jazz, mais luxo e contrabando. Nick é vizinho de Gatsby, e vive do outro lado da baía da mansão da prima Daisy Buchanan (uma convincente e apaixonante atuação de Carey Mulligan) e seu marido Tom Buchanan (Joel Edgerton). Nick é atraído para este mundo de ilusão e festas luxuosas na casa de Gatsby e se vê em meio ao triângulo amoroso entre Tom, Daisy e Gatsby, que namoraram no passado.



Gatsby construiu um mundo de riqueza e de sonho, mas nada seria se não fosse o sonho de retomar a amada. Narrando a história desde o momento lúdico ao trágico, Nick vai escrevendo um conto de amor impossível. Destaque também para a trilha sonora que atualiza para versões de rap, R&B e eletrônica alguns clássicos do jazz como "Rhapsody in Blue", de George Gershwin ou "Let´s Misbehave", de Cole Porter, em performance de Irving Aaronson and his Commanders, além do grande Jay Z e de Lana Del Rey. Os números do filme impressionam quando o assunto é arte, pois foram 288 mil cristais para o lustre da mansão de Gatsby, 1,4 mil metros de renda e tecidos para os figurinos e quase mil figurantes.

O elenco tem outros bons nomes como Isla Fisher (Mirtie Wilson), Jason Clarke (George Wilson), Elizabeth Debicki (a golfista e socialite Jordan Baker) e a lenda de Bollywood, o ator Amitabh Bachchan (o gângster Meyer Wolfsheim).

Nenhum comentário: